- webrazil
Leilões de energia serão retomados e incluem fonte solar

O Ministério de Minas e Energia publicou, no início deste mês de dezembro, o cronograma de retomada dos leilões para contratação de energia elétrica ao longo do triênio 2021 - 2023, pelos agentes de distribuição do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Todos os leilões incluem venda de energia fotovoltaica. As regras de cada um deles podem ser conferidas nas seguintes portarias: n° 435 e n° 436. Este ano, os leilões que estavam previstos pelo ministério foram adiados devido à pandemia do novo coronavírus.
Segundo os documentos, em 2021 haverá leilões em junho e setembro. Em 2022 e em 2023, a previsão é de certames nos meses de abril e setembro de cada ano.
O ministério diz que a oficialização do cronograma confere maior previsibilidade à sociedade e aos agentes interessados.
Protagonismo
Em notícia publicada em seu site, a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) considerou que a medida reforça o protagonismo crescente da fonte solar no planejamento da matriz elétrica brasileira.
#MinistérioDeMinaseEnergia #LeilõesDeEnergia #Fotovoltaico #EnergiaSolar #Sustentabilidade #SistemaInterligadoNacional #GeraçãoDistribuída #MercadoLivredeEnergia #WeBrazilEnergy